12 abril 2009

PERSONALIDADES DE AVEIRO



Lourenço Simões Peixinho, nasceu a 2 de Maio de 1877, na rua das Barcas( actual rua José Rabumba ), em Aveiro e faleceu a 7 de Março de 1943, na mesma cidade.
Homem empreendedor, Médico e Presidente da Câmara durante um quarto de século e Provedor da Santa Casa da Misericórdia. Foi benemérito do novo Hospital de Aveiro e enquanto Presidente da Câmara responsável pelo progresso e pela modernidade urbana.
A este ilustre Aveirense consagram-se obras assinaláveis, como a concretização da abertura da principal artéria da cidade, a Avenida Central, actual Avenida Dr. Lourenço Peixinho; a construção do Parque D. Pedro, o prolongamento do então Jardim Público; a construção do Estádio Mário Duarte; dos lavadouros públicos de S. Roque; da Colónia Balnear Infantil da Barra; do Mercado Manuel Firmino; a electrificação da cidade a partir de 1921; a criação da sopa dos pobres e a remodelação do edifício dos Paços do Concelho, retirando-lhe a cadeia.
À sua gerência ficou a dever-se a construção do Cemitério Sul, perto da passagem de nível de S. Bernardo; bem como as Instalações Sanitárias da antiga Praça de Luis Cipriano; o projecto da rede de abastecimento de águas; a construção de vários recintos de jogos no Parque da cidade; os dois Quartéis de Bombeiros (antes dos actuais) e a colocação do Monumento de evocação dos mortos da 1ª Grande Guerra, no início da Avenida, perto do edifício da actual Assembleia Municipal.
Em sua homenagem e forma de reconhecimento da sua obra, foi colocado, na placa central da Avenida, em frente à Estação do Caminho de Ferro, um busto em bronze, em 4 de Maio de 1951.

Fonte: O Discurso da Cidade/Leituras da Avenida Lourenço Peixinho, de Rosa Maria Oliveira ( Internet )

2 comentários:

  1. Ao som da bela música que deixaste na mensagem de cima li este texto do discurso que extraíste da internet, mas gostei de saber estas coisas desse grande homem cujo nome figura na maior Avenida da nossa cidade de Aveiro.
    Estou a gostar da forma como estás a divulgar estas figuras Aveirenses. Parabéns Querida Céu, não te imaginava com estes "dotes", bem eu sabia que eras muito inteligente, pela forma como sempre te expressastes, especialmente quando conversávamos, mas entraste muito bem neste Mundo fantástico da NET:-)
    Um bem hajas!!! Cotinua a sério, ainda vamos as duas fazer aí uma "dupla" quem sabe!:-)
    Desejo-te uma semana muito feliz, apesar do dia ter começado "a chorar", já se esperava pelas previsões meteorológicas.
    Um grande beijinho bem docinho,
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  2. Uma personalidade de relevo, sem dúvida, pelo que representa para a linda cidade de Aveiro.
    Obrigada por no-la dar a conhecer.
    Um beijão,

    Milouska

    ResponderEliminar