05 maio 2009

CURIA - PORTUGAL





A Curia é um lugar bonito a cerca de 3Km de Anadia e a 5Km da Mealhada em pleno coração da Bairrada no distrito de Aveiro. Região vitivinícola, e com génese nas águas termais descobertas há muito pelos Romanos, é contituída por uma verdadeira mancha verde ímpar, que nos propõe um despertar para os verdadeiros sentidos da vida.
Para acolher os seus visitantes, para além dos grandes hotéis, existem também várias pensões, residenciais e edifícios de apartamentos.
A Curia dispõe também de um belíssimo mas exigente, campo de golf executivo de nove buracos, par 34, da autoria de Santana da Silva. Com cerca de 20 hectares e uma extensão de percurso de 2407 metros. Situa-se junto à margem esquerda do rio Cértima.
Faz-nos regressar ao nostálgico ambiente dos anos 20 e mergulhar na arquitectura "Belle Époque" e "Arte Nova". Também podemos apreciar os gigantescos plátanos, respirar o ar perfumado por calmas tileiras, passear pelos belos jardins e pelo frondoso Parque das Termas e deixarmo-nos deambular pelos pitorescos caminhos por entre vinhedos, mas, acima de tudo, sentimos o raro prazer de viver um sentido de liberdade e de espaço onde os últimos limites são a imensidão do verde das árvores e o infinito azul do céu.
Podemos também saborear as requintadas delícias da cozinha da Bairrada, como o famoso Leitão à moda da Bairrada e as doçarias regionais e deixarmo-nos convencer pela robustez e carácter franco dos vinhos e espumantes desta região.

ACESSOS
Os acessos são bons, pois a EN1 passa mesmo ao lado e a A-1 (saída da Mealhada) também está perto. A Curia também tem caminhos de ferro e é servida pela linha do norte.

DISTÂNCIAS

Coimbra - 27 KM
Aveiro - 30 KM
Porto - 90 KM
Lisboa - 225 KM
Viseu -80 KM
Figueira da Foz - 60 KM
Buçaco - 12 KM
Mealhada - 8 KM (saída para a A-1)

FONTES: VÁRIAS, DA INTERNET
RESUMO DE CÉU VIEIRA

4 comentários:

  1. Céu
    Que bela descrição do local, com indicação de acessos e tudo...
    Temos locais lindos no nosso país, mas até para visitar os jardins temos de pagar!...
    Beijinho
    Marie

    ResponderEliminar
  2. Marie, neste não é preciso pagar, é entrada livre!... eheheh, vá lá, vá lá...ainda não se lembraram disso!... Com a fome de dinheiro que as autarquias têm, qualquer dia...(vire para lá a boca...). Apesar de ser um sítio muito aprazível, desta vez achei-o um pouco desmazelado, ( é a crise!...)
    Obrigada amiga pela sua visita e comentários
    Beijinhos e uma boa tarde

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria do Céu.Venho agradeçer a visita simpática ao meu espaço,espeo vê-la por lá novamente,já algum tempo naõ passo para a Curia,é realmente um lugar muito bonito e de lindas paisagens,quando vou para essas zona é mais para a Figueira da Foz,tenho lá amigos,voltarei com amizade aqui a vir e já adicionei,não se deve importar,sou amiga da Ana Puala e gosto muito dela,sou uma pessoa simples e amiga,gosto de ler poesia,música e dança1 aqui fica um pouco de mim.
    Beijinho e tudo de bom Lisa

    ResponderEliminar
  4. Com esta descrição toda e este belo Postal a Câmara da Curia que te dê um subsídio por divulgares neste teu espaço aquela terra maravilhosa.
    Jinhosssssssssssssssssss

    ResponderEliminar