12 julho 2009

CAMARINHAS


Photobucket

Photobucket

Photobucket

A camarinheira é um arbusto único na Península Ibérica, principalmente na Costa Atlântica de Portugal e não é conhecida em qualquer outro sítio do planeta.
A camarinha, (corema album) é fácil de identificar entre Julho e Setembro, quando o pequeno arbusto de finas agulhas se cobre de pérolas brancas translúcidas, doces e ácidas, com um sabor único e inconfundível. De sabor fresco, a humilde camarinha presta-se a ser comida assim e ainda dá para fazer uma magnífica geleia.
Se passar pelas dunas à beira mar, não exite, vá às camarinhas; não há nada perigoso parecido com elas; colha as bolinhas e, depois que comer as que quiser faça também uma deliciosa geleia de camarinhas.

INGREDIENTES:
Camarinhas, Açucar e gotas de limão

PREPARAÇÃO:
Lave as camarinhas, pese-as, cubra-as apenas com água e leve a cozer por alguns minutos. As bolinhas brancas tornam-se translúcidas, rosadas e por fim desfazem-se libertando as sementes escuras. Passe por um passador de rede, ajudando com uma colher para retirar as sementes e apurar a polpa. Deixe reduzir até ter novamente o peso inicial das camarinhas e junte esse peso, menos um terço de açúcar e umas gotas de limão.
Deixe ferver um pouco, enfrasque a ferver e guarde no frigorífico.

NOTAS:
Esta geleia pode ser aromatizada com gengibre, salvia, casca de limão ou tangerina, noz moscada, pimenta, etc., misturadas na altura da adição do açúcar.
Por uma questão estética, para não ficar tão monótona e cor de rosa, pode reservar algumas camarinhas, que só se adicionam depois de passar pelo passador, de modo a ficarem algumas sementes a enfeitar.

Fonte: Internet
Foto da geleia: Internet

10 comentários:

  1. Que fruto lindo o desse arbusto!!! :)

    Beijinho e bom Domingo

    ResponderEliminar
  2. QUERIDA CÉU MARAVILHOSAS FOTOS... NÃO CONHEÇO ESSE ARBUSTO... VOTOS DE UM BOM DOMINGO... ABRAÇO-TE COM CARINHO E MUITA AMIZADE,
    FERNANDINHA

    ResponderEliminar
  3. Olá Céu!Me lembro quando era pequena,a minha mãe comprar as camarinhas,na beira mar,talvez pelos lados de Espinho penso,era muito bom,e recordei aqui agora.
    Beijinho bom Domingo.

    Lisa

    ResponderEliminar
  4. Olá mande-me o seu mail, para eu mandar a música da Vista Alegre.
    guilhermino2002@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Olá Céu!
    Venho agradecer e retribuir a sua visita ao meu blog "O meu Hooby"; Obrigada por ser minha seguidora!Volte sempre eu farei o mesmo.
    Gostei muito do seu bloguinho com fotos lindas,e uma receitinha deliciosa,sou fã de geleias...Sabe que não conheço este fruto!Camarinhas???...
    Dá umas bolinhas lindas;
    Já a adicionei para não a perder.

    Beijinhos
    "Jô-Sonh@dor@

    ResponderEliminar
  6. Céu
    Deve ser delicioso esse doce!

    Passe pelo "Baú" (marie-mimos.blogspot.com), tem lá um Anjinho à sua espera.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Já aprendi...desconhecia totalmente é uma vegetação maravilhosa. Não sabia que era comestível.
    Obga.
    Mer

    ResponderEliminar
  8. Estou espantada com o que tu sabes das camarinhas, nem sabia que se fazia geleia e que só existiam na Costa Atlãntica de Portugal.
    Fiquei hoje a saber um pouco mais de botânica e de culinária, o que eu aprendo contigo!
    Adorei as imagens estão uma maravilha e também adoro camarinhas, sempre gostei desde garota.
    Lembraste quando vinham as senhoras da Praia de Mira vender? Dois tostões de camarinhas era uma tijela cheia.
    Realmente não pagava o trabalho que aquelas mulheres tinham a apanhar e penso que vinham a pé de tão longe vender.
    Jinhossssss

    ResponderEliminar
  9. Oi,Céu, essa frutinha não é conhecida por aqui mesmo,parece pérolas .
    Se como dizes é meio ácida , deve ficar saborosa a geleia .
    Boa semana pra ti.Abraços

    ResponderEliminar
  10. Cara Maria do Céu,
    Neste mundo virtual dos blogs relacionados com os comeres, tentamos manter relações de boa vizinhança e de respeito autoral, pois disso mesmo se trata quando editamos ou publicamos o nosso trabalho com a qualidade que cada um consegue e decide partilhar: somos todos autores.
    É desagradável para mim e deselegante da sua parte, que utilize fotos que eu fiz e publiquei, como a da geleia de camarinhas, sem se dar ao trabalho de, ao menos, citar que a foto tem créditos, que esses créditos pertencem a Luís Pontes e foi publicada no blog Outras Comidas ( http://outrascomidas.blogspot.pt/2008/08/geleia-de-camarinhas.html ), e já agora o processo da geleia também é meu, não porque haja donos de processos culinários mas porque fui eu que experimentei a técnica e quantidades que indica. Não peço pro-formas das autorizações prévias que a Lei prevê, mas tão-só a elegância da citação.

    ResponderEliminar