05 janeiro 2010

NAVIO ESCOLA SAGRES


Photobucket


A Nau Catrineta

Lá vem a Nau Catrineta,
que tem muito que contar.
Ouvi agora senhores,
uma história de pasmar.

Passava mais de ano e dia,
que iam na volta do mar.
Já não tinham que comer,
já não tinham que manjar.

Deitaram sola de molho,
para o outro dia jantar,
mas a sola era tão rija,
que a não poderam tragar;

Deitaram sortes à ventura,
qual se havia de matar;
logo foi cair a sorte
no capitão general.

-"Sobe, sobe marujinho,
àquele mastro real,
vê se vês terras de Espanha,
as praias de Potugal."

-"Não vejo terras de Espanha,
nem praias de Portugal;
vejo sete espadas nuas
prontas para te matar."

-"Acima, acima gajeiro,
acima ao topo real,
olha se enxergas Espanha,
areias de Portugal."

-"Alvíssaras capitão,
meu capitão general,
já vejo terras de Espanha,
areias de Portugal."

-"Mais enxergo três meninas,
debaixo de um laranjal;
uma sentada a coser,
outra na roca a fiar,
e a mais formosa de todas,
está no meio a chorar."

-"Todas três são minhas filhas.
Oh! Quem mas dera abraçar,
a mais formosa de todas,
contigo a hei-de casar."

-"A vossa filha não quero,
que vos custou a criar."

-"Dar-te-ei tanto dinheiro,
que o não possas contar."

-"Não quero o vosso dinheiro,
que vos custou a ganhar."

-"Dou-te o meu cavalo branco,
que nunca houve outro igual."

-"Guardai o vosso cavalo,
que vos custou a ensinar."

-"Mas que queres tu meu gajeiro,
que alvíssaras te hei-de dar?"

-"Eu quero a Nau Catrineta,
para nela navegar."

-"A Nau Catrineta amigo,
é de El-Rei de Portugal!
Pede-a tu a El-Rei, gajeiro,
que ta não pode negar."

Poema de: "O Cancioneiro" de Almeida Garrett

2 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo.
    Me fez lembrar algo de minha infancia, que com certeza foi minha mãe que me passou.
    Saudades dela, saudades desta terra.
    Gratidão Ceu.
    alzira

    ResponderEliminar
  2. Foste ao livro da escola primária tirar o poema? Já nem me lembrava:-)))) Foi bom recordar e ilustraste-o muito bem com essa bela imagem do Navio Escola Sagres. Está fantástica!!!
    Jinhosssssssss,
    Ana Paula

    ResponderEliminar