24 abril 2010

25 de ABRIL de 2010


Hoje, à distância de 36 anos da revolução dos cravos, dou como sábias as palavras que alguém escreveu: "as revoluções são pensadas por idealistas, levadas a cabo por fanáticos e aproveitadas por toda a espécie de oportunistas".
É certo que a liberdade conquistada, permitiu que Portugal encontrasse o seu próprio destino e retomasse um caminho de progresso e desenvolvimento, que dizem ter sido atrasado 40 anos. Mas hoje, à distância de quase outro tanto tempo, sobram muitas desilusões conquistadas nesse histórico dia de Abril de 1974.


A liberdade hoje, está transformada em libertinagem.

O exercício do poder, seus tentáculos, oportunismo, corrupção e favoritismos, continuam piores, com a agravante de, exercídos de forma clara.
O povo, continua a ser o "pião das nicas" e a sua liberdade só serve para legitimar governos, governantes e políticos quase sempre incompetentes!

Já cantava o grande Zeca Afonso: "Eles comem tudo e não deixam nada"


Reconheço que nessa época da nossa história, havia medo. Medo da pide, medo do fantasma real da guerra e esse terá sido o "pecado capital" do regime, que afogou o país em mortes e adiou o progresso. Mas o povo, não tinha medo da insegurança, nós brincavamos alegres e sem medo nas ruas e nos pinhais. As portas das nossas casas e dos comércios, ficavam abertas durante o dia e até de noite. Hoje, temos medo de deixar sair as nossas crianças fora da porta e até as escolas deixaram de ser um exemplo de virtudes, educação e disciplina, para ser a "bandalheira" a que assistimos diáriamente.


Quem então trabalhava para ganhar o pão, hoje nem sempre tem trabalho para o ganhar, com a agravante de ter de pagar um conjunto de inútilidades e impostos para engordar os bancos, os senhores do grande capital e os cofres públicos.


Reconheço que a liberdade teve um preço demasiado caro e agora, vivemos mergulhados numa crise sem fim à vista! O desemprego, o endividamento e a pobreza extrema fustigam quase todas as famílias. A economia geral atinge valores idênticos aos dos anos 70.
A criminalidade, ligeira e violenta enche as páginas dos jornais e programas de TV. Os criminosos vivem e actuam sem medo de um sistema que os devia castigar severamente. Onde o povo desprotegido continua a ter de "pagar as favas". Onde quem tem dinheiro é que se defende, e onde quem tem "padrinhos" é que ocupa os melhores cargos e lugares.



Enfim... o povo continua unido, como se cantava nessa altura, mas unido no desfavorecimento, na insegurança, no desemprego e na incerteza, porque no resto continua dividido, porque as desigualdades que existiam antes do 25 de Abril de 1974, continuam a vigorar 36 anos depois.
Somos livres é certo, mas inseguros face ao presente, mas sobretudo face ao futuro, não tanto da minha geração, mas fundamentalmente dos nossos filhos e netos.


Mas eu quero acreditar que mesmo assim valeu a pena o 25 de Abril.
Tenhamos ESPERANÇA, porque  de facto é o que nos resta,  visto a  "ESPERANÇA ser a última a morrer".

Adaptação feita por mim a um texto retirado da internet.

4 comentários:

  1. Oi Ceu
    Que essa conquista pela liberdade e pela democracia seja um caminho sério a percorrer que é como voce diz nem tão libertária assim uma vez que lutam ainda com o desemprego, o analfabetismo, a pobreza e eu acrescento a corrupção que é o deslanche pra toda insegurança de um país.
    Quem viveu esse dia nunca esqueceu , é um marco .
    Parabéns Ceu e que se realizem seus desejos de um país justo e humanitário.
    bom domingo com abraços

    ResponderEliminar
  2. Céu: Excelente texto, muito bem acompanhado por belas imagens. Eu não me importava nada de o subscrever. Bj

    ResponderEliminar
  3. Lindas as imagens! e belissimo texto!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Minha doce Céu, eu era pequena tinha apenas 11 anos quando se deu o 25 de Abril, claro que eu nem sabia o que era isso de não poder falar não ter liberdade, dado que como a Céu diz eu brincava na rua feliz com os meu amigos ia de noite a qualquer lado sem medo de ninguém, enfim, sei que houve coisas que melhoraram, mas também se perdeu muitas, principalmente se perdeu o respeito e a dignidade, hoje somos roubados por quem nos governa,e nada podemos fazer, pois todos os que vão para lá nada têm feito, enfim espero pelo bem de Portugal que haja alguém que tenha mão neste cantinho,que Deus nos abençoe ...
    Beijocas doces e fofinhs no teu doce e lindo coração...
    Sempre amiga...
    LILA

    ResponderEliminar