21 abril 2010

O QUE EU APRENDI...!!!

Numa tarde de sábado, há um tempo atrás, fomos à serra da Boa Viagem na Figueira da Foz,  dar um giro e fazer uns registozitos.
Vejam o que nós vimos e o que eu aprendi!!!.......
                  
Aqui é a serra da Boa Viagem, uma serra muito rochosa de origem sedimentar!                           
Aqui, andavam estas pessoas a procurar fósseis nas rochas.
E não é que nós  pusemo-nos a procurar e  encontrámos alguns vestígios!...
Isto parece uma pedra como as outras, mas os caracóis que se vêem  nas fotos abaixo, são vestigios de  animais petrificados, ou seja,  fósseis  Cefalópodes!!!!! rssss  (nome esquisito) 
Cefalópodes, são animais invertebrados da família das lulas e dos polvos. São exclusivamente animais marinhos. Ora se são animais marinhos e estão petrificados no alto da serra, é porque aquelas rochas, já sofreram grandes alterações ao longo dos tempos! Vê-se em alguns sítios que elas estão em diagonal! Segundo o meu marido me explicou, essas rochas já estiveram na horizontal, mas com os cataclismos e erosões que sofreram ao longo de milhões de anos, ficaram com esta configuração, dando origem a que ficássem alguns animais petrificados nas rochas, que com o tempo e com os tais cataclismos, vão ficando a descoberto! 
Quando cheguei a casa, fui logo à net pesquisar acerca deste tema uma vez que fiz alguns registos.

Os cefalópodes, estão divididos em vários grupos, como tal, com nomes diferentes!
Os que mais me chamaram à atenção, foram os "AMONÓIDES" e os "NAUTILÓIDES", visto serem os mais parecidos com as fotos que fiz!

Os AMONÓIDES, também chamados de AMONITES, constituem um grupo extinto de moluscos cefalópodes
Como já disse, eram animais marinhos, que ocupavam o nicho ecológico das actuais lulas e polvos.
Os NAUTILÓIDES, são também  cefalópodes marinhos arcaicos, que foram muito abundantes no Paleozóico.
Possuem conchas enroladas em espiral ou rectilíneas, divididas em câmaras por tabiques. 

FÓSSIL AMONÓIDE  INTEIRO (imagem da net)

NAUTILÓIDE ACTUAL. (imagem da net)
Agora para quem não sabe o que são fósseis.
São os restos de antigos organismos que ficaram mais ou menos bem conservados e petrificados  nas rochas ao longo dos tempos.


Segundo o meu marido, quando andava no colégio em Oliveira do Bairro, interessava-se muito por estes assuntos, daí ter feito parte de um grupo de jovens voluntários que estudavam e procuravam estas matérias.
Diz ele que nessa altura encontraram  coisas muito interessantes que ficaram nos artigos de pesquisa do colégio.
Diz também que esta zona da Figueira da Foz, baixo Mondego... são uma região muito rica nestes achados. A maior parte das rochas nesta região é de origem sedimentar, daí ser encontrada nelas a maior parte do material fóssil.

(Espero ter dito tudo certinho, senão ele dá-me nas orelhas e diz que eu não aprendi bem a lição!!!...) eheh

Fontes: Internet e alguns ensinamentos do meu marido.
Resumo e fotos feito por mim.

4 comentários:

  1. Olá amiga Céu.Penso que a lição está correcta,mas o professor foi consigo,e como tal é uma ajuda.À algum tempo tinha visto num programa de Tv,acerca disto e na Figueira da Foz,para além de ser uma terra de grande beleza,mar e serra...gostei muito as fotos estão muito bonitas.
    Beijinho e o melhor Lisa

    ResponderEliminar
  2. E a Natureza é assim, sempre a surprender-nos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa só depois de enviar li a palavra surpreender-nos...ficou o 2º (e) no pc!...

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Belas fotos e descrição do tema. Isto é bom fotojornalismo. Bj

    ResponderEliminar