01 dezembro 2013

1º de Dezembro de 2013




Depois de mais de 60 anos de governação dos Reis, Filipe 1º, 2º e 3º de Espanha, um grupo de portugueses, desiludidos e empobrecidos com os ataques ao seu território e aos navios que transportavam produtos que vinham das várias partes do reino de Portugal, decidiram organizar-se e criaram o grupo dos 40 conjurados, que começaram a reunir-se, secretamente, para analisar a melhor forma de organizar uma revolta contra Filipe IV de Espanha (III de Portugal).

Os portugueses descontentes viam os seus cargos ocupados por espanhóis, o povo empobrecia e era desvalorizada a sua capacidade. Perdiam privilégios e eram obrigados a alistar-se nas fileiras do exército castelhano. Quem governava Portugal era a corte em Madrid. Portugal, na prática, era uma província de Espanha.

Ora, o Rei de Portugal era Filipe III, e o vice-rei era a Duquesa de Mântua, também espanhola, e o seu secretário de Estado era o português Miguel de Vasconcelos.

Os nobres revoltosos, convenceram D. João, Duque de Bragança, a aderir à conspiração, e no dia 1 de Dezembro de 1640, estes valentes, (o grupo dos 40 conjurados) decidiram invadir de surpresa o Palácio Real (Paço da Ribeira) que era no Terreiro do Paço, prenderam a Duquesa de Mântua, obrigando-a a dar ordens às suas tropas para se renderem, e mataram Miguel de Vasconcelos, lançando-o depois, pela janela do Palácio.

Será que, neste momento, (ano 2013) não estamos a viver dias parecidos a estes??
Será que Portugal não está a ser governado pelo exterior?? Ou seja, pela Europa, mais propriamente pela srª Merkel e seu lacaios??

Quem serão os actuais Miguel de Vasconcelos e as duquesas de Mântua, que vendem Portugal ao exterior actualmente?? Têm nome, não têm??!!

E então, onde estão os portugueses, corajosos, de outrora, para correr com esses imbecis todos do "Palácio Real" e lançarem os "Miguel de Vasconcelos" da janela abaixo?? Será que já não há???!! 

Fonte: Wikipédia

Resumo: Céu Vieira - 01-12-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário