02 maio 2009

UM POUCO DA HISTÓRIA DA IGREJA


HISTÓRIA DA IGREJA

Depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo, fundador do Cristianismo, a Igreja primitiva era muito perseguida principalmente pelo Império Romano que dominava a maior parte do mundo de então.
Os cristãos eram lançados nas arenas, às feras, para servir de espectáculo, ou eram cruxificados, tudo por causa da sua fé em Cristo.
Assim foi até por volta do ano 312-DC, data em que Constantino o Grande se "converteu" ao Cristianismo, introduzindo a tolerância religiosa e acabando com a perseguição aos Cristãos.
A partir daí houve a fusão entre o verdadeiro Cristianismo e o paganismo romano. Houve muitas alterações nas doutrinas originais de Jesus. Houve também a mistura de costumes e culturas desviando-se das regras Divinas.
A Igreja Católica, palavra que quer dizer Universal, deixou de ser IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA, para ser IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, o que quer dizer que aos princípios do Cristianismo genuíno foram misturados costumes e credos religiosos dos romanos.
Sem dúvida que a Igreja cresceu com grande rapidez sob a protecção de Constantino. Mais do que isto: tão logo Constantino se constituiu a si mesmo patrono do Cristianismo, passou a fazer ofertas vultuosas para a construção de templos, sustentando os ministros religiosos, inclusive isentando-os de impostos.
Apesar de nada entender de teologia, Constantino influia decisivamante nos assuntos administrativos e doutrinários da Igreja. Os bispos tornaram-se chefes da Igreja, pervalecendo entre eles a ambição do poder.
Evidentemente, o Cristianismo puro, simples e maravilhoso de Jesus, o Nazareno, foi altamente adulterado.
As constantes guerras de conquista na Europa Ocidental, no período da Idade Média, atingiram profundamente a Igreja, que era então, mais uma força política que uma extenção do Reino de Deus na terra.
O Papa tornou-se o senhor absoluto da Igreja que se estendia por todo o território romano.
Aquela que antes dependia só de Deus, tornou-se um negócio de homens.
Houve na altura bastantes movimentos de protesto, tais como: os Cataristas, os Valdenses, os Irmãos etc. A Igreja porém nada aprendeu com esses movimentos, antes porém, a sua resposta foi a inquisição, através da qual mandavam matar todos os que falavam e se rebelavam contra ela.
Mesmo assim, tivemos grandes homens durante este tempo tenebroso da Igreja, tais como João Wycliff e João Huss, até chegarmos a Martinho Lutero, o Pai da Reforma, que devolveu à humanidade a verdadeira Palavra de Deus, até aí escondida nas bibliotecas do Vaticano.

Fontes: várias, da internet de livros de Teologia e da História Universal
Resumo de Céu Vieira

1 comentário:

  1. ELE é o caminho a verdade e a vida!

    ELE ajuda-te nesta tua missão tão importante que é divulgares toda a VERDADE, mesmo com a ajuda da internet como a Palavra de Deus chegou ao conhecimento dos povos.

    Um Bom Domingo do Senhor para todos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar